sábado, 5 de maio de 2012

Acadêmica de Enfermagem é convidada para o Congresso Internacional da Rede Unida

A acadêmica de enfermagem da URI Campus Santo Ângelo, Isabel Spies, é convidada para participar do 10° CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA  (que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 06 a 09 de maio de 2012, a décima edição do Congresso terá como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”, onde será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde. Saiba mais em http://conferencias.redeunida.org.br/.

Isabel foi a coordenadora estudantil do projeto VER-SUS, Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que se realizou na URI em fevereiro deste ano. O projeto VER-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis e as secretarias municipais de Saúde, é uma imersão de alunos nas atividades rotineiras do serviço público. O estágio não remunerado é realizado no período de férias, durante 15 a 20 dias, e serve para integrar os futuros profissionais à realidade da organização dos serviços. Segundo a estudante a faculdade ensina a teoria sobre o sistema público de saúde, mas na prática há outra realidade. "Saímos da universidade sem saber trabalhar com saúde pública. O estágio propicia que se forme um senso crítico, um compromisso ético e político com o sistema. Quando a gente for trabalhar já teremos conhecimento da realidade, pois já discutimos e fizemos uma comparação crítica. E isso é importante não apenas como profissional, mas como cidadão."
 
Na décima edição, o nosso Congresso tem, novamente, abrangência internacional e será realizado articuladamente com o 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, cujo tema será “O campo da Saúde Coletiva no Estado do Rio de Janeiro e sua contribuição ao Sistema Único de Saúde: diálogos e compromissos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O 1º Congresso terá como eixos temáticos: Políticas de Saúde e Intersetorialidade; Saúde Coletiva e o cotidiano da atenção à saúde; e Saúde e Sociedade.)

Alem de apresentação do poster do VER-SUS/RS - 12°CRS por Isabel Cristina Spies, alunos que participaram na organização do estagio de vivências VER-SUS  nas cidades do RS ficarão responsáveis pela organização do estande do VER-SUS BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário