domingo, 17 de abril de 2011

Enfermagem e Farmácia promovem educação em saúde no município de Entre-Ijuís

Acadêmicos do 3º semestre de Enfermagem, juntamente com a turma do 1º semestre do curso de Farmácia da URI – Campus Santo Ângelo, participaram das atividades de comemoração da semana de aniversário do município de Entre-Ijuís no dia 11 de abril de 2011.
Com o objetivo de contribuir para o conhecimento do corpo humano como forma de alertar para a necessidade de esclarecimentos dos fatores de risco para o câncer, os acadêmicos abordaram os conceitos referentes ao tema proposto a partir da exposição de um conjunto de materiais didáticos, que permitiu a interação com a comunidade do município, socializando assim o conhecimento assimilado em sala de aula confrontando-o com o conhecimento popular.

A participação ativa dos acadêmicos neste evento ressaltou a evolução da postura de expectadores para sujeitos do processo, contribuindo para a sua formação como profissionais éticos e conscientes, com o foco voltado para a realidade regional.
Segundo as opiniões dos acadêmicos, a experiência contribuiu para a sua formação, pois os mesmos acreditam que, desde cedo, devem ter contato com a realidade, refletindo sobre a importância de extrapolar o limite físico da sala de aula, atentos às necessidades da população e rompendo com os limites que uma formação tradicional poderá trazer.
A participação no evento evidenciou também, a importância de fortalecer o entendimento de que a universidade deve estar voltada para os interesses e as necessidades da população, voltada para os problemas sociais visando realimentar o processo ensino-aprendizagem como um todo e intervindo na realidade concreta, gerando a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade da região em que atua.
As atividades foram coordenadas pelo professor de Anatomia Fernando Duarte Cassel, auxiliado pelos monitores Chrystian Fogaça Antunes (Enfermagem), Dioser Borgmann (Farmácia) e Camila Lemos (Enfermagem), com o apoio do CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) de Ijuí.
(Texto por Prof. Ms. Fernando Duarte Cassel)

Um comentário:

  1. Essas atividades são fundamentais, estar junto a comunidade nos fará melhores profissionais no futuro.

    ResponderExcluir