
sábado, 30 de abril de 2011
7º semestre na amostra de saúde de Entre-Ijuís
Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Enfermagem participaram da segunda amostra de saúde de Entre-Ijuis, realizando atividades de educação para saúde, ações de prevenção do câncer de colo útero através de orientação e coleta do cito patológico (detecção precoce do câncer) e prevenção do câncer de mama com auto-exame, orientação e encaminhamento para mamografia, orientação para a prevenção da osteoporose e encaminhamento para densiometria óssea.
Na oportunidade também foi realizado um cadastro no programa Hiperdia de diabéticos e hipertensos, com exame da glicemia capilar, aferição de PA (pressão arterial) e medida da circunferência abdominal, a qual constitui-se em um dos fatores de risco para doenças do aparelho cardiovascular, bem como medida do índice de massa corporal visando prevenir sobrepeso e obesidade, também importantes na prevenção dos agravos crônicos degenerativos . O trabalho foi acompanhado pelas Profª EnfªAlessandra Frizzo da Silva e Profª Enfª Zaléia Prado de Brum. (Texto por Prof. Zaléia Prado de Brum)

segunda-feira, 25 de abril de 2011
Projeto "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA BENÉFICA EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA"

Em breve estaremos realizando uma campanha de coleta de brinquedos e livros na universidade. Contamos com a participação de todos! Abraços da TRUPE DA ALEGRIA! (Texto por Prof. Ms. Alessandra Frizzo da Silva)
domingo, 17 de abril de 2011
Enfermagem e Farmácia promovem educação em saúde no município de Entre-Ijuís

Com o objetivo de contribuir para o conhecimento do corpo humano como forma de alertar para a necessidade de esclarecimentos dos fatores de risco para o câncer, os acadêmicos abordaram os conceitos referentes ao tema proposto a partir da exposição de um conjunto de materiais didáticos, que permitiu a interação com a comunidade do município, socializando assim o conhecimento assimilado em sala de aula confrontando-o com o conhecimento popular.

Segundo as opiniões dos acadêmicos, a experiência contribuiu para a sua formação, pois os mesmos acreditam que, desde cedo, devem ter contato com a realidade, refletindo sobre a importância de extrapolar o limite físico da sala de aula, atentos às necessidades da população e rompendo com os limites que uma formação tradicional poderá trazer.
A participação no evento evidenciou também, a importância de fortalecer o entendimento de que a universidade deve estar voltada para os interesses e as necessidades da população, voltada para os problemas sociais visando realimentar o processo ensino-aprendizagem como um todo e intervindo na realidade concreta, gerando a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade da região em que atua.

(Texto por Prof. Ms. Fernando Duarte Cassel)
Trote solidário 2011

Assinar:
Postagens (Atom)