Acadêmicos de diversas universidades do estado estarão realizando estágios e vivência em Santo Ângelo até o dia 17.
A partir desta sexta-feira, 3 até o dia 17, aproximadamente 30 acadêmicos dos cursos das áreas da saúde e afins de diversas universidades do estado, estarão participando do Projeto VER-SUS em Santo Ângelo. A recepção aos acadêmicos será no início da tarde de sexta, 1º, no quiosque da universidade.
O VER-SUS/BRASIL faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil da área da saúde de aproximar os estudantes universitários do setor aos desafios inerentes à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional. Representa também, um compromisso do gestor do SUS com a aprendizagem dos estudantes que se preparam para este setor.
Trata-se de uma ação que propicia aos estudantes universitários dos cursos da saúde conhecerem mais de perto o SUS. É uma oportunidade de vivenciar os desafios, as dificuldades e os avanços do sistema. Uma vivência em que os profissionais em formação problematizam a organização dos serviços de saúde nas diferentes regiões do país.
O projeto tem como objetivo valorizar e potencializar o compromisso ético-político dos participantes no processo de implantação do SUS, provocar reflexões acerca do papel do estudante como agente transformador da realidade social, contribuir para a construção do conceito ampliado de saúde, estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais.
O projeto VER-SUS destina-se aos estudantes universitários brasileiros dos cursos da área da saúde e afins. O movimento acredita que a possibilidade ao estudante a sua inserção na realidade local por meio de estágios e vivências, será mais fácil para ele perceber as muitas contradições e as complexas relações de nossa sociedade, facilitando assim a formulação e o entendimento do seu papel como estudante, seu futuro profissional e seu potencial como agente transformador da realidade do país.
Proporciona aos estudantes 15 dias de vivência multiprofissional em um sistema de saúde municipal ou estadual. Uma interação que propicia o debate e o conhecimento sobre aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o exercício do controle social e os processos de educação na saúde.
É um projeto piloto e está acontecendo paralelamente em várias cidades do país e a universidade é pioneira neste evento. Além dos estágios e convivências, os acadêmicos vão realizar visitas em cidades da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde. Mais informações podem ser obtidas com coordenadora do projeto, Isabel Cristina Spies através do e-mail isabelcristinaspies18@gmail.com ou pelo telefone (55) 8140-4038.
Fonte: Buenas Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário