terça-feira, 9 de setembro de 2014

DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM E PRECEPTORA DO PET ONCOLOGIA SÃO ESPECIALIZANDOS DE ‘DOCÊNCIA EM SAÚDE’ E PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL EM BRASÍLIA/DF

O Ministério da Saúde de forma inédita, ousada e audaciosa cria o Curso de Especialização Docência na Saúde e convoca aos profissionais educadores em saúde de todo o Brasil para uma ampla discussão que possibilite repensar o ensino universitário e o papel político da universidade e do ensino em saúde. O primeiro encontro aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil de 28 a 30 de Agosto de 2014. E a construção maior desta proposta deverá se dar entre universidade e serviço. Repensar a relação professor/aluno/paciente/família/comunidade problematizando o ensino que temos hoje e o ensino que queremos ter. Criticar os caminhos no SUS e avançar em uma educação multiprofissional e interdisciplinar.
 

O caráter desafiador dessa proposta demanda em promover interações onde a substância do trabalho em saúde seja a conversação. A conversa como condição humana de encontro. O SUS como imensa rede de encontro e conversação na produção e manipulação de afeto; na produção de modos de conviver juntos; na relação trabalho-valor-afeto-saúde. E isso nos faz refletir sobre como lidamos com a produção de intensidade de vida? Como vemos e escutamos o outro? Como vemos e escutamos o aluno? Como vemos e escutamos os profissionais? Como as experiências ocorrem? Visto que, experiência não é o saber que se faz repetidamente, mas algo que aconteça dentro de nós. Saber o que se passa em nós. Falar sobre o que acontece e não sobre o que vi, tão somente.
Este curso, com duração de um ano, busca gerar movimentos com protagonistas e entrecruzadas em várias universidades do Brasil em busca de soluções coletivas e entrelaçadas e não biográficas para os problemas de saúde do país. Eis o grande desafio.

Fonte: Professores da URI e Preceptora PET Oncologia - Santo Ângelo com a Tutora Dra Jussara Mendes Lipinski.
Dr Narciso Vieira Soares
Ms Neiva Claudete Brondani Machado
Enf Juliana Taise Bruisman

Nenhum comentário:

Postar um comentário