terça-feira, 9 de setembro de 2014

DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM E PRECEPTORA DO PET ONCOLOGIA SÃO ESPECIALIZANDOS DE ‘DOCÊNCIA EM SAÚDE’ E PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL EM BRASÍLIA/DF

O Ministério da Saúde de forma inédita, ousada e audaciosa cria o Curso de Especialização Docência na Saúde e convoca aos profissionais educadores em saúde de todo o Brasil para uma ampla discussão que possibilite repensar o ensino universitário e o papel político da universidade e do ensino em saúde. O primeiro encontro aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil de 28 a 30 de Agosto de 2014. E a construção maior desta proposta deverá se dar entre universidade e serviço. Repensar a relação professor/aluno/paciente/família/comunidade problematizando o ensino que temos hoje e o ensino que queremos ter. Criticar os caminhos no SUS e avançar em uma educação multiprofissional e interdisciplinar.
 

O caráter desafiador dessa proposta demanda em promover interações onde a substância do trabalho em saúde seja a conversação. A conversa como condição humana de encontro. O SUS como imensa rede de encontro e conversação na produção e manipulação de afeto; na produção de modos de conviver juntos; na relação trabalho-valor-afeto-saúde. E isso nos faz refletir sobre como lidamos com a produção de intensidade de vida? Como vemos e escutamos o outro? Como vemos e escutamos o aluno? Como vemos e escutamos os profissionais? Como as experiências ocorrem? Visto que, experiência não é o saber que se faz repetidamente, mas algo que aconteça dentro de nós. Saber o que se passa em nós. Falar sobre o que acontece e não sobre o que vi, tão somente.
Este curso, com duração de um ano, busca gerar movimentos com protagonistas e entrecruzadas em várias universidades do Brasil em busca de soluções coletivas e entrelaçadas e não biográficas para os problemas de saúde do país. Eis o grande desafio.

Fonte: Professores da URI e Preceptora PET Oncologia - Santo Ângelo com a Tutora Dra Jussara Mendes Lipinski.
Dr Narciso Vieira Soares
Ms Neiva Claudete Brondani Machado
Enf Juliana Taise Bruisman

I ENCONTRO DE VIVÊNCIAS ESH 2014-2 SURPREENDE PELA QUALIDADE DAS DISCUSSÕES E O NÍVEL DE AMADURECIMENTO DOS ACADÊMICOS

Esmeram-se os educandos do Estágio Supervisionado Hospitalar para que, em recortes da realidade, possam de forma muito particular e ética descrever suas vivências no campo de prática.







As produções científicas, de forma similar, alcançam aos objetivos propostos e estão sendo preparadas para representar aos alunos do ESH e da URI Santo Ângelo em eventos que ocorrem no Rio Grande do Sul.


Ms Alessandra Frizzo da Silva
Ms Neiva Claudete Brondani Machado
Supervisoras ESH – Estágio Supervisionado Hospitalar

CURSO DE ENFERMAGEM DA URI SANTO ÂNGELO REPRESENTADO NA XIX JORNADA SUL-RIO-GRANDENSE DE NEONATOLOGIA E III ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE ENFERMAGEM NEONATAL EM SANTA CRUZ DO SUL/RS

O evento que coloca em pauta discussões sobre as inovadoras ações no cuidado aos neonatos ocorreu em Santa Cruz do Sul/RS e foi palco de debates e reflexões sobre a forma de atuação dos profissionais de enfermagem no cuidado aos pequenos guerreiros e a fragilizada família. Repensar cotidianamente o cuidar e o olhar a este frágil usuário representa avaliar e dimensionar o efeito do nosso cuidar sobre a vida das pessoas e os potenciais fatores de risco a que nos colocamos e possamos colocar o sujeito, fiel depositário das nossas intenções de cuidado.


Hoje, mais do que nunca é imprescindível possibilitar ao profissional de saúde e aos acadêmicos em formação um olhar mais abrangente do ser humano e de tudo que envolve esta relação de troca entre profissionais e usuários. A conversação e o debate precisam apontar para uma forma de cuidar com mais intensidade por parte dos profissionais e maior afeto pela profissão.


Os acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, implicados cada vez mais com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão avançam no campo da pesquisa e desta interação surgem reflexões importantes sobre a prática no cuidado em saúde. Três trabalhos foram aceitos pela Comissão Científica do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do RS e destacaram-se por suas profundas problematizações. São estes os trabalhos que representaram a nossa universidade no universo do cuidado ao neonato e família: “Estratégias de Humanização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma realidade em Santo Ângelo/RS”, “Afastamento da Puérpera e Recém-nascido: humanizando um momento Intra-hospitalar” e “O Acompanhante no Parto: realidade controversa das Instituições de Saúde frente ao Direito da Mulher e do RN”. Ms Neiva Claudete Brondani Machado