A APAE do município recebeu nesta semana a visita técnica dos acadêmicos do 7º Semestre de Enfermagem. A proposta busca aproximar o estudante de enfermagem de um espaço rico em experiências e vivências possibilitadoras de profunda reflexão sobre o ser humano em uma sociedade de constante transformação e pautar discussões sobre o respeito à diversidade, estimulando a independência, a autonomia e a inclusão social de pessoas com necessidades especiais.
Incluir esta aproximação a pessoas especiais neste momento da vida dos estudantes e dentro da disciplina de saúde da mulher no contexto hospitalar condiciona a auto-avaliação e ao entendimento da importância do profissional de enfermagem no processo de parturição, tanto para a segurança da mãe quanto para ao recém nascido. Precisamos através das nossas mãos, dar aos pais o direito de uma assistência comprometida, embasada em conhecimento técnico-científico que garanta a segurança do binômio mãe-filho, evitando para a mulher e para o neonato, seqüelas irreversíveis.
O espaço da APAE estruturado por equipe multiprofissional qualificada e preparada para o cuidado de pessoas especiais direciona a atenção dos acadêmicos para uma lacuna, “a presença e visibilidade do profissional enfermeiro atuando no cuidado as pessoas especiais e seus cuidadores e seus familiares”. Eis o desafio! Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado.
“...através das nossas mãos, dar aos pais o direito de uma assistência comprometida...”
“...evitando para a mulher e o neonato, sequelas irreversíveis...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário