quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


O Curso de Enfermagem da URI – Santo Ângelo e o Centro de Acolhimento Martinho Lutero buscam em parceria  proporcionar a crianças e jovens acesso a informações sobre a saúde da criança e do adolescente. Entre os temas, versa para a saúde da criança, a higiene corporal e bucal como forma de prevenção de doenças e promoção da saúde. E aos adolescentes, temas relevantes e importantes em debate como, a sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, AIDS e, o uso de drogas na atualidade e suas drásticas implicações para a vida dos jovens.    
Na última semana os acadêmicos do ESH – Estágio Supervisionado Hospitalar estiveram presentes na localidade de Esquina Gaúcha – Entre-Ijuis, realizando rodas de conversa e educação em saúde com crianças e jovens. A inserção do curso de enfermagem na comunidade é de extrema relevância e representa a inserção da universidade em espaços populares de diálogo e conhecimento sobre realidades e propostas de trabalho dignificantes e vitais as pessoas.
Ao acadêmico, a vivência com rodas de diálogo e com situações novas em um contexto social de mudanças representa a ampliação da visão sobre o ser humano, os espaços sociais e o mundo. Esta realidade possibilita ao estudante a reflexão sobre questões históricas e atuais e o prepara como profissional para atuar em várias frentes de trabalho. Ao Centro de Acolhimento Martinho Lutero, a aproximação aos estudantes universitários enfatiza a necessidade de que o nosso olhar se volte aos ambientes que necessitam de informação para a transformação em espaços abertos ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário