sexta-feira, 24 de junho de 2011

Visita Técnica ao CACON

Os acadêmicos do 1º e 3º semestres dos cursos de Enfermagem e Farmácia da URI – Campus de Santo Ângelo – realizaram no dia 16 de junho de 2011 (quinta-feira), visita técnica ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Com o objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos nas tradicionais disciplinas de Anatomia e Patologia, ministradas pelos professores Fernando Duarte Cassel, Nubia Cristina Weber Freitas e Narciso Vieira Soares, os alunos acompanharam palestras que abordaram os “Novos protocolos de tratamentos para o câncer e avanços no controle terapêutico da doença”, proferidas pelo médico Oncologista Clínico Fábio André Franke, coordenador do CACON. As inovações apresentadas foram tema do recente Congresso Mundial sobre o Câncer, realizado nos Estados Unidos durante a primeira semana de junho de 2011, o qual trouxe informações recentes sobre a utilização de novos medicamentos em protocolos de tratamentos e os benefícios destes medicamentos no controle e erradicação da doença, com melhor sobrevida e menor grau de efeitos colaterais, menor agressividade ao organismo e melhor prognóstico, de acordo com pesquisas realizadas em todo o mundo.

O CACON é uma Instituição que tem como característica o atendimento com ampla abrangência na região, sendo que mais de 140 municípios possuem acesso à instituição. Além disso, conta também com a particularidade de realizar pesquisa clínica, utilizando protocolos de tratamentos utilizados na Europa e Estados Unidos. Hoje mais de 45 protocolos de tratamento são utilizados no CACON de Ijuí, onde há participação também de uma equipe multiprofissional congregada por profissionais das áreas de Administração, Assistência Social, Fisioterapia, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, dentre outros profissionais.

Além de discorrer sobre os novos tratamentos, o médico oncologista ainda salientou a importância da prevenção da doença através principalmente do controle dos fatores de risco, chamando a atenção para a importância de mudar o estilo de vida como forma de prevenção, devido a doença ter alcançado índices alarmantes em todo o mundo, e abordando ainda o aumento da incidência de câncer de cabeça e pescoço vinculados ao papilomavírus humano (HPV) em países da Europa. 

A procura na formação qualificada do acadêmico que busca ampliar e aprofundar os conhecimentos contou com a participação prestimosa dos professores Tiago Bitencourt e Francisco Rodrigues, que acompanharam os acadêmicos até Ijuí. (Texto por Prof. Fernando Cassel e Acad. Chrystian Antunes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário