quinta-feira, 24 de abril de 2014

COM A PALAVRA: OS ALUNOS DO ESH – ESTÁGIO SUPERVISIONADO HOSPITALAR 2014-1

“O Estágio Supervisionado Hospitalar proporciona a cada dia um novo aprendizado aos acadêmicos de enfermagem, para que possamos prestar um cuidado qualificado aos sujeitos” (Acadêmica Mariane Dorneles Costa Turchiello).

“O ESH vem para transformar o acadêmico e auxiliar no enfrentamento da realidade de ser Enfermeiro. Trás o peso da responsabilidade, ensina a importância da organização e do respeito na formação pessoal e profissional em nossas vidas” (Acadêmica Janine Goldschmidt de Ávila ).

“O ESH é como montanha russa, que permite vivenciar momentos de alegria e prazer, mas também situações de angústias e medo. Mas o que difere, é que no ESH você não pode ser apenas o passageiro” (Acadêmica Patrícia Friske Schwiderke).

“Enfermagem: amor à vida! Experiência e muito aprendizado com a equipe de enfermagem neste Estágio Supervisionado” (Acadêmica Rení Maria Arenhardt Thomas).

“Crescendo e aprendendo juntos” (Acadêmica Luciana de Fátima Pires Copetti).

“A grandeza do cuidar acentua-se a cada procedimento, tornando essa profissão mais atraente a cada dia de ESH” (Acadêmica Elisa Boeira de Oliveira).

“No ESH aprendemos todos os dias. Aproveitar ao máximo é o segredo. Cuidar o outro de forma humana, também” (Acadêmica Camila Weber Freitas).

“O ESH é o momento em que começamos a nos tornar independentes frente aos desafios” (Acadêmica Dalvana Bueno Varlett).

“O ESH é uma oportunidade para vencermos nossos medos, vivenciando a prática de ser enfermeiro, fazendo dos desafios enfrentados possibilidades de crescimento profissional” (Acadêmica Luciéle Machado de Castro).

“O Estágio Supervisionado Hospitalar vem para ‘quebrar’ alguns medos e tabus em relação à assistência - prática de ser enfermeiro” (Acadêmica Amanda Pontin Sant’ana).

“O ESH é o momento de colocarmos em prática todos os nossos conhecimentos e adquiri-los com maior intensidade. Oportunidade única e de excelente aprendizado” (Acadêmica Regina dos Santos Schneider).

“O ESH permite lapidar a pedra bruta do conhecimento acumulado durante toda a graduação, transformando em jóia preciosa, tal qual é o Enfermeiro no cotidiano da saúde” (Acadêmico Chrystian Fogaça Antunes).

“No início foi muito difícil, pensei que não ia dar conta, mas com o passar dos dias a visão foi se transformando e hoje posso afirmar: tudo é possível, basta ter força de vontade, persistência e dedicação” (Acadêmica Maria Helena Robaldo Wolff).

“O Estágio Supervisionado é muito bom, pois é o momento em que temos mais liberdade para realizar coisas” (Acadêmica Cássia Paola Rolim).

“O ESH permite a nossa experiência e prática como futuros enfermeiros, onde podemos enfrentar nossos receios e aprender mais sobre a realidade, que logo será a nossa” (Acadêmica Marciéle Braga dos Santos).

A experiência de supervisionar o ESH tem nos permitido investir em novas tentativas de reflexão e críticas no contexto do cuidado enquanto enfermeiros. É possível sim ofertar um modo diferente de visualizar as situações e de enfrentamento dos dilemas éticos da profissão.
A ideia de proporcionar um estágio supervisionado dinâmico e que possa deixar profundas marcas nos acadêmicos perpassa o pensamento de que existe um perfil de profissional do futuro na nossa profissão. Profissional que vai para além da preocupação com procedimentos e técnicas, tão importantes e essenciais no cuidado humano, mas que, sobretudo, tenha argumentação e atitude frente aos acontecimentos que envolvem o cuidar e, que possam reconhecer nas relações de trabalho com a equipe, momentos únicos de crescimento, valorização do outro e respeito aos limites sociais (Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado; Professor Dr Narciso Vieira Soares).