quinta-feira, 25 de abril de 2013

O CENTRO OBSTÉTRICO: “O LOCAL DO NASCER/ A UNIDADE DE LUZ”

Durante a caminhada dos acadêmicos de enfermagem em um curso de graduação, talvez um dos momentos mais especiais, seja a possibilidade de atuar em um espaço como a maternidade/centro obstétrico de um hospital. A aproximação ao processo de nascimento de um bebê, o cuidado com a parturiente, a atenção à família e a possibilidade de poder neste espaço, promover o cuidado integral e a educação em saúde oferta ao grupo de estudantes a transcendência do alicerce teórico compilado durante anos. O significado deste conhecimento refletido e dialogado no campo da prática ínsita a auto-afirmação e a satisfação do futuro enfermeiro em de fato, saber onde está atuando e, com conhecimento e propriedade promover o cuidado ao binômio mãe-filho. Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Enfermagem da URI realiza palestra sobre DST e métodos contraceptivos

As acadêmicas do 7º semestre do Curso de Enfermagem, juntamente com a Professora Zaléia Prado de Brum, realizaram na manhã do dia 12 de abril, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos. A referida desenvolveu-se na empresa Redemaq aos participantes do Projeto Pescar.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

MOSTRA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS ESH: DO DESAFIO INDIVIDUAL A CONQUISTA COLETIVA

NA SEMANA QUE PASSOU ESTIVERAM EM EXPOSIÇÃO NA RAMPA DE ACESSO AO PRÉDIO 13 AS PRODUÇÕES “Relatos de Experiências e Projetos de Intervenção” DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO HOSPITALAR 2012!





Sábias palavras do autor...
“Não se pode confundir o escrever com a escrita, a ação com a obra finalizada. O ato de escrever é ato inaugural, cujo maior desafio é iniciá-lo, no todo e em suas partes. Depois, assunto puxa assunto, conversa puxa conversa, escrever puxa assuntos que puxam o reescrever...” Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Mário Osório Marques, p 2. 2006.
Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado

A UNIDADE C / MATERNIDADE DO HOSPITAL SANTO ÂNGELO: ESPAÇO DE RIQUEZA EM EXPERIÊNCIAS NA VIDA ACADÊMICA!

REALIZAR ESTÁGIO EM UMA UNIDADE DE EXPERIÊNCIAS ALEGRES TORNA SUBLIME O MOMENTO VIVIDO E INSTIGA AOS ACADÊMICOS A REFLETIR SOBRE A ESSÊNCIA DA VIDA E O CUIDADO DESTA EM NOSSAS MÃOS...



O nascimento de uma criança na vida da família tem uma significância ímpar. Esperar por esta vida é a concretização de um sonho, a representatividade desta chegada sobre o núcleo familiar permite aproximar os profissionais de enfermagem de um momento sublime na vida das pessoas.



O profissionalismo, a humanização, a ética, mas, sobretudo, a alegria da nossa aproximação deixará marcas profundas nas lembranças daqueles que cuidamos. Portanto, o nosso olhar, o nosso sorrir e o nosso cuidar farão parte deste mágico momento. Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado


quarta-feira, 3 de abril de 2013

VENTILAÇÃO MECÂNICA: O CONHECIMENTO BASEADO NA AÇÃO/REFLEXÃO SOBRE A ‘ANATOMIA E FISIOLOGIA’ DE UM CIRCUITO VENTILATÓRIO QUE SALVA VIDAS...

ACADÊMICOS DO 7º SEMESTRE REALIZAM MONTAGEM DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM ESTÁGIO DE SAÚDE DA MULHER, COM VISTAS A HABILITAÇÃO ESSENCIAL EM CASO DE PARTURIÇÕES DE ALTO RISCO E COMPLICAÇÕES OBSTÉTRICAS OU FETAIS!!!



Os acadêmicos de enfermagem em atividades práticas de Saúde da Mulher na Maternidade – HSA realizam MONTAGEM DE VENTILAÇÃO MECÂNICA utilizada nos casos de incapacidade ventilatória espontânea, caracterizando complicações graves e risco de morte de pacientes em unidades hospitalares.
As complicações maternas e neonatais que ocorrem no contexto hospitalar colocam em voga o preparo e conhecimento sobre os dispositivos/equipamentos complexos no tratamento e cuidado de pacientes de alto risco.
Esta prática simulada e explicada pelo acadêmico aproxima-o de uma atividade do profissional enfermeiro, fomentando a autoconfiança no trabalho de enfermagem e proporcionando a segurança do paciente assistido.  
Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado