quarta-feira, 20 de março de 2013

O curso de Enfermagem na APAE Santo Ângelo: “Uma ponte essencial"


A APAE do município recebeu nesta semana a visita técnica dos acadêmicos do 7º Semestre de Enfermagem. A proposta busca aproximar o estudante de enfermagem de um espaço rico em experiências e vivências possibilitadoras de profunda reflexão sobre o ser humano em uma sociedade de constante transformação e pautar discussões sobre o respeito à diversidade, estimulando a independência, a autonomia e a inclusão social de pessoas com necessidades especiais.
Incluir esta aproximação a pessoas especiais neste momento da vida dos estudantes e dentro da disciplina de saúde da mulher no contexto hospitalar condiciona a auto-avaliação e ao entendimento da importância do profissional de enfermagem no processo de parturição, tanto para a segurança da mãe quanto para ao recém nascido. Precisamos através das nossas mãos, dar aos pais o direito de uma assistência comprometida, embasada em conhecimento técnico-científico que garanta a segurança do binômio mãe-filho, evitando para a mulher e para o neonato, seqüelas irreversíveis.
O espaço da APAE estruturado por equipe multiprofissional qualificada e preparada para o cuidado de pessoas especiais direciona a atenção dos acadêmicos para uma lacuna, “a presença e visibilidade do profissional enfermeiro atuando no cuidado as pessoas especiais e seus cuidadores e seus familiares”. Eis o desafio! Professora Ms Neiva Claudete Brondani Machado.


“...através das nossas mãos, dar aos pais o direito de uma assistência comprometida...”


“...evitando para a mulher e o neonato, sequelas irreversíveis...” 



Seminário "Mulheres em Foco"




No dia 8 de Março de 2013, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI campus de Santo Ângelo em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE), Conselho Municipal de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde promoveram o Seminário “Mulheres em Foco”.
As atividades em comemoração ao Dia da Mulher ocorreram durante todo o dia no auditório da universidade e suscitaram discussões importantes sobre a mulher na atualidade. Os temas abordaram a saúde da mulher em uma perspectiva prevencionista, a gestação, a gestante e o direito a segurança na parturição, a Rede Cegonha, a saúde mental da mulher, a violência a mulher, as pesquisas socioeconômicas e de saúde em comunidades quilombola, o Movimento de Mulheres Camponesas – Via Campesina, a história do feminismo e a Marcha Mundial das Mulheres, os direitos reprodutivos, trabalhistas e de gênero.
Dentre as palestrantes, representaram o Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, as professoras Márcia Paganotto Lopes, Neiva Brondani Machado e Mery Lilian Eickhoff e, representando a 12ª CRS,  a coordenadora regional da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Criança, enfermeira Rosana Inês Zorzo Pazdziora, egressa desta universidade. Texto: Profª Neiva Brondani. Fotos: Eloiza Cielo/Buenas Publicidade.

sábado, 2 de março de 2013

PROFESSORA DO CURSO DE ENFERMAGEM – URI SANTO ÂNGELO PARTICIPA DE BANCA EXTERNA DE DEFESA DA UNIPAMPA / URUGUAINA-RS

A professora Neiva Claudete Brondani Machado do Curso de Enfermagem  URI – Santo Ângelo participou de Banca Externa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal do Pampa / Uruguaiana - RS. A formanda em Enfermagem Mariane Amâncio de Oliveira defendeu a pesquisa intitulada “Síndrome da Morte Súbita do Lactente e sua relação com a posição para o sono”.