terça-feira, 29 de novembro de 2011

Agradecimento aos participantes do Seminário Regional de Dependência Química

Caros amigos,
mais uma atividade concluída, mais um obstáculo ultrapassado. Nosso seminário de Dependência Química foi um sucesso! Acreditamos que tenha superado as expectativas em todos os quesitos.
Tenham a certeza que isso só foi possível graças ao empenho de todos e trabalho em equipe! Gostariamos de agradecer a todos que prestigiaram o evento, em especial aqueles que contribuiram para a preparação e organização: aos palestrantes que cederam seu precioso tempo para partilhar de seus conhecimentos e experiências; aos professores do curso de enfermagem, em especial a Profª Mery; aos colegas do curso técnico de enfermagem; aos funcionários da URI que auxiliaram na realização, preparação e divulgação do evento; a todos os colegas dos grupos de estágio que convidaram e trouxeram os melhores palestrantes; a todos os membros diretos e indiretos da comissão e todos aqueles que de alguma forma auxiliaram, não medindo esforços para que os detalhes estivessem impecáveis!

Nosso muito obrigado a todos!

Comissão Organizadora do Seminário Regional de Dependência Química 2011



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mobilização pelo Dia Nacional do Doador de Sangue

Acadêmicos de Enfermagem integrantes do Projeto VER-SUS estiveram promovendo nesta sexta-feira, 25, na Praça Leônidas Ribas, um evento para marcar o “Dia Nacional do Doador de Sangue”. A atividade teve início às 9h e envolveu estudantes de Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Psicologia e Biologia da universidade.

O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e também romper tabus e mitos existentes em relação a esta temática. Na oportunidade, os profissionais e acadêmicos estiveram orientando e esclarecendo dúvidas da comunidade.

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, Francisco Rodrigues, a praça foi o local escolhido devido à proximidade com o comércio e a visibilidade para a realização de campanhas como esta.

Nesse sentido, outra mobilização ocorreu na última sexta-feira, 18, envolvendo os acadêmicos dos cursos de Farmácia, Educação Física e Enfermagem da URI. Desta vez, os alunos realizaram caminhadas, testes de glicemia, tipagem sanguínea e verificação da pressão arterial da comunidade.

Fonte: Buenas Publicidade/Acessoria de Comunicação da URI Santo Ângelo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Acadêmica desenvolve projeto sobre Acolhimento e Classificação de Risco em Pronto Atendimento

Preocupada com a crescente demanda à procura dos serviços de urgência e as condições estressantes do serviço do Pronto Atendimento "Ernesto Nascimento" (conhecido como 22 de Março), a Acadêmica  Caroline Jaskowiak do 8º semestre do curso de Enfermagem da URI Campus de Santo Ângelo desenvolveu um projeto de Acolhimento e Classificações de Risco, sob supervisão e orientação da Profª Enfª Jane Perin Lucca e Enfº Luiz Menegette, durante seu estágio supervisionado I. Na quarta-feira (26/10) houve uma reunião envolvendo Equipe Técnica do pronto atendimento (médicos, enfermeiros e técnicos  de  enfermagem),  alguns representantes do Conselho Municipal de Saúde, Profª Enfª Neiva Brondani (acolhimento de urgência e emergência do Hospital Santo Ângelo) e Profº Francisco Rodrigues (coordenador do Curso de Enfermagem da URI). Na oportunidade Caroline pode expor os conceitos, justificativas, objetivos, idéias e estudos sobre o tema "Acolhimento", sugerindo e discutindo com os participantes uma avaliação mais profunda das atividades desenvolvidas hoje, e motivando o grupo a buscar novas alternativas para o sistema de atendimento. (Fonte: Acad.  Enf. Caroline Jaskowiak).