sexta-feira, 24 de junho de 2011

Visita Técnica ao CACON

Os acadêmicos do 1º e 3º semestres dos cursos de Enfermagem e Farmácia da URI – Campus de Santo Ângelo – realizaram no dia 16 de junho de 2011 (quinta-feira), visita técnica ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Com o objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos nas tradicionais disciplinas de Anatomia e Patologia, ministradas pelos professores Fernando Duarte Cassel, Nubia Cristina Weber Freitas e Narciso Vieira Soares, os alunos acompanharam palestras que abordaram os “Novos protocolos de tratamentos para o câncer e avanços no controle terapêutico da doença”, proferidas pelo médico Oncologista Clínico Fábio André Franke, coordenador do CACON. As inovações apresentadas foram tema do recente Congresso Mundial sobre o Câncer, realizado nos Estados Unidos durante a primeira semana de junho de 2011, o qual trouxe informações recentes sobre a utilização de novos medicamentos em protocolos de tratamentos e os benefícios destes medicamentos no controle e erradicação da doença, com melhor sobrevida e menor grau de efeitos colaterais, menor agressividade ao organismo e melhor prognóstico, de acordo com pesquisas realizadas em todo o mundo.

O CACON é uma Instituição que tem como característica o atendimento com ampla abrangência na região, sendo que mais de 140 municípios possuem acesso à instituição. Além disso, conta também com a particularidade de realizar pesquisa clínica, utilizando protocolos de tratamentos utilizados na Europa e Estados Unidos. Hoje mais de 45 protocolos de tratamento são utilizados no CACON de Ijuí, onde há participação também de uma equipe multiprofissional congregada por profissionais das áreas de Administração, Assistência Social, Fisioterapia, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, dentre outros profissionais.

Além de discorrer sobre os novos tratamentos, o médico oncologista ainda salientou a importância da prevenção da doença através principalmente do controle dos fatores de risco, chamando a atenção para a importância de mudar o estilo de vida como forma de prevenção, devido a doença ter alcançado índices alarmantes em todo o mundo, e abordando ainda o aumento da incidência de câncer de cabeça e pescoço vinculados ao papilomavírus humano (HPV) em países da Europa. 

A procura na formação qualificada do acadêmico que busca ampliar e aprofundar os conhecimentos contou com a participação prestimosa dos professores Tiago Bitencourt e Francisco Rodrigues, que acompanharam os acadêmicos até Ijuí. (Texto por Prof. Fernando Cassel e Acad. Chrystian Antunes).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Curso de Enfermagem presente no Dia do Desafio

O que é o dia do desafio?
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.
Histórico
O Dia do Desafio (Challenge Day) é um evento que tem mobilizado milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: o combate ao sedentarismo. Criado no Canadá em 1983, o Challenge Day vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - entidade alemã de promoção do esporte para todos - e realizado no Brasil desde 1995.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM 
O Curso de Enfermagem participou juntamente com o SESC - Santo Ângelo pelo terceiro ano consecutivo das atividades do dia do desafio, englobando atividades de educação em saúde, verificação de pressão arterial e realização de medida de glicose capilar. A participação do curso nesses eventos só eleva o nosso nome perante a comunidade local e regional. Abraços à todos, Prof. Ms. Francisco Rodrigues - Coordenador do Curso de Enfermagem.